Caminhar ou pedalar até a escola melhora desempenho estudantil
Nada de carro e ônibus. Um estudo
divulgado recentemente, elaborado por pesquisadores da Universidade de
Granada, Universidade Autónoma de Madrid e Universidade de Zaragoza,
todas na Espanha, mostrou que os adolescentes que vão à pé para a escola
(caminhando pelo menos 15 minutos por dia) apresentam melhor rendimento
cognitivo em relação àqueles que utilizam ônibus ou carro. O estudo
avaliou 1.700 jovens entre 13 e 18 anos (808 meninos e 892 meninas) de
cinco cidades espanholas.
Os autores concluíram que os alunos
que caminham 15 minutos, em relação aqueles que não o fazem, melhoram o
desempenho escolar porque o exercício, além de se tornar um hábito
saudável e diário, estimula suas funções cognitivas. Isso contribui para
que se tornem mais ativos no restante do dia e, consequentemente, em
sala de aula.
Na adolescência a plasticidade do
cérebro é maior do que qualquer outro período da vida, por isso, é
importante estimular atividades físicas nessa fase. “Os adolescentes que
não praticam exercícios, como caminhar ou pedalar, acabam tendo menos
estímulos, que são necessários para melhorar sua aprendizagem e
desempenho acadêmico”, disseram os investigadores da pesquisa ao ABC.es.
Para chegar a essa conclusão, os
investigadores estudaram variáveis relativas ao deslocamento dos
jovens até a escola, como ir à pé, carro, ônibus, moto, entre outros, e
quanto tempo gastavam. Além das variáveis antropométricas – como o
índice de massa corporal, o percentual de excesso de peso e obesidade.
Avaliaram também as atividades extracurriculares realizadas pelos
estudantes, assim como os dados socioeconômicos e o grau de escolaridade
dos alunos e de suas famílias.
Em seguida, para medir o desempenho
cognitivo desses alunos, os pesquisadores usaram a versão de um teste
espanhol que mede a proficiência na língua, a velocidade em realizar
cálculos matemáticos e capacidade de raciocínio.
De bicicleta
A pouco mais de 2.500 km de distância da
Espanha, outra pesquisa realizada em 2012 por pesquisadores da
Universidade de Aarhus, na Dinamarca, revelou que as crianças que vão à
pé ou de bicicleta à escola se mostravam com mais concentração na
realização de tarefas escolares.
O estudo analisou cerca de 20 mil
crianças, de cinco a 19 anos, e concluiu que ao caminhar ou pedalar ao
local onde estudavam, as crianças apresentavam mais facilidade, em
comparação àquelas que iam de automóvel, de montar um quebra-cabeça, por
exemplo.
Segundo os pesquisadores, as boas
implicações da caminhada ou pedalada perduram nas crianças por até
quatro horas depois do exercício físico. Ainda de acordo com a pesquisa
aquelas que não vão de carro ou ônibus têm uma relação mais íntima com
os arredores dos bairros onde vivem, já que os conhecem melhor as
paisagens do que aqueles que pegam caronas com seus pais. Isso permite,
por exemplo, que, ao longo dos anos, as crianças e os jovens não se
tornem tão dependentes dos automóveis.
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